Previsão

Período de instabilidade deve causar ciclone e trazer chuva para a região sul

Ciclone deve se formar no litoral norte; na região sul, municípios podem esperar ventos de até 60km/h

Foto: Divulgação - Defesa Civil está de olho nos eventos climáticos que deverão atingir o Estado nos próximos dias

Vitória de Góes
[email protected]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (5), um aviso meteorológico de perigo potencial de chuvas fortes, quedas de granizo e ventos entre 40 e 60km/h para a maioria das regiões do Estado. Após o último episódio de chuvas, causado por um ciclone no litoral, devastando principalmente cidades da metade norte, como Caraá e Maquiné, esse novo evento tem preocupado os gaúchos. Esse novo alerta também é válido para os municípios da Zona Sul. Nos próximos dias são esperados altos acumulados de chuva.

O aviso do Inmet é voltado, inicialmente, para o próximo sábado, a partir das 6h, indo até o domingo, às 12h. Ontem, porém, o tempo já iniciou com instabilidade em Pelotas e outros municípios da região, como Pinheiro Machado, Piratini e Bagé. A condição foi causada pelo avanço de uma frente fria em direção ao oceano Atlântico.

O meteorologista da Barra Meteorologia, Fernando Rafael Batista, explica que um sistema de baixa pressão que está presente na Argentina e vai se movimentar para o Rio Grande do Sul até sábado, gerando bastante instabilidade, chuvas fortes, raios e até rajadas de vento mais fortes. Apesar de outras regiões, como Santa Maria e Porto Alegre, serem mais afetadas, a Zona Sul irá registrar volumes de precipitação consideráveis. Esse mesmo sistema se deslocará em direção ao oceano, gerando então o ciclone extratropical. "A princípio esse ciclone vai se formar entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e ao sul de Santa Catarina, então não será bem nos municípios da Zona Sul. Mas trará a intensificação dos ventos", detalha.

Após um período, entre sábado e domingo, sob influência de uma massa de ar seco, a semana já inicia com um novo período de chuvas fortes. Entre segunda e quarta-feira outro sistema de baixa pressão formado também a partir da Argentina deve atuar no Estado com um novo panorama de ciclone extratropical. Batista explica que, unindo os acumulados de chuva desta semana e da próxima, são aguardados em média 100 a 150 milímetros na região de Camaquã e 70 a 80 milímetros em Pelotas.


Municípios de olho
Mesmo sob previsões não tão significativas quanto a possíveis estragos para a Zona Sul, alguns municípios estão compartilhando os alertas do Inmet e da Defesa Civil, para manter a população informada. Por meio da assessoria, a prefeitura de Jaguarão, por exemplo, disse que antes mesmo do início do inverno a gestão busca manter a limpeza de valas, valetas e locais que precisem de mais vazão de água justamente para tentar impedir alagamentos. Nos próximos dias essas ações serão intensificadas e, em caso de necessidade de evacuação, o Município estará pronto para atender esses fatos.


Defesa Civil atenta
A Defesa Civil do Estado já emitiu alerta para todas as regiões que devem ser afetadas pelos próximos episódios de temporais. Na Zona Sul, o coordenador regional, tenente Márcio Facin, destaca a importância da comunidade estar de olho nas atualizações do órgão. "O governo do Estado tem um sistema de alertas que propicia à toda comunidade alertas online, que permite que qualquer pessoa fique alerta a frentes que trazem ventos fortes, chuvas intensas e outros riscos de danos", explica.

Para se cadastrar, o usuário deve mandar uma mensagem SMS para o número 40199, com o CEP do local que deseja receber informações no corpo do texto. A partir de então, a pessoa é automaticamente cadastrada no serviço do Estado e passa a receber alertas via SMS para eventos climáticos. Em caso de situações de perigo, a Defesa Civil orienta ligar primeiramente para o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, em seguida pode entrar em contato também com a representação do órgão referente ao seu Município. Em Pelotas e região o contato é (53) 3278-2393.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Processo de recuperação judicial da Santa Casa de Rio Grande é suspenso Anterior

Processo de recuperação judicial da Santa Casa de Rio Grande é suspenso

Municípios começam a receber compensação do ICMS Próximo

Municípios começam a receber compensação do ICMS

Deixe seu comentário